6 de set. de 2011

Roberta Stopa comenta sua participação no Mundial de MTB

Atleta brasileira conquista 39 pontos no ranking da UCI

Atleta Roberta Stopa desembarcou hoje no Brasil, após concluir a sua excelente participação no Mundial de Mountain Bike, realizado em Champery, Suíça.

Roberta conseguiu 20 pontos para o Brasil no ranking das nações (Divisão Feminina) na prova do Team Relay. Já no individual, mais 19 pontos na Elite Feminina. Estas pontuações foram de suma importância para o país estar no páreo: Rumo às olimpíadas de Londres 2012.

Considerado o circuito mais difícil dos últimos tempos em mundiais por todos os atletas presentes, Champery deixou marcas em muitos deles, que desistiram por quedas e qualificações técnicas. Preparada, Roberta relatou:

“Esse foi o pior circuito que já andei. Pior num bom sentido: duro, técnico e pesado. Tudo que vocês possam imaginar de difícil, tinha nele. Não estou muito feliz com o resultado, mas satisfeita por ter conquistado alguns pontinhos para a classificação do Brasil nas Olimpíadas de Londres.”

As palavras da juizforana poderiam ser melhores ainda, se não fosse um acidente no início da prova, após o “Start Loop” rápido. Roberta perdeu muito tempo com a confusão formada para entrar na trilha, quando praticamente todas as atletas se embolaram após queda de uma das mesmas.

“Após esse acidente, tentei me encontrar na prova. Adrenalina a mil por ter conseguido escapar e concentração total para encontrar meu ritmo e partir em busca da melhor colocação. Por ter perdido muito tempo no acidente e contato com as meninas, andei muito sozinha até encostar em 3 atletas e começar a ganhar posições.”

Terminando a prova na 56ª colocação, Roberta Stopa não dispensou elogios a todos os atletas brasileiros, que disputaram as provas, em especial ao Renato (Mecânico Profissional), quem cuidou das bikes deixando-as pronta para “batalha” sem terem nenhum problema mecânico; e Eduardo Ramires (Team Manager) que dedicou toda sua atenção e experiência aos atletas “novatos” e aos “velhinhos”.

Roberta Stopa viajou com todas as despesas pagas pela Confederação Brasileira de Ciclismo e alguns dos seus patrocinadores:

“De todas as viagens com a delegação da CBC, posso dizer que essa foi a mais harmônica que já participei, com direito a um brinde no jantar com todos da delegação XCO unidos, após o encerramento do Mundial.”

Após este Mundial, Roberta Stopa coloca-se como a melhor atleta latino-americana no ranking da UCI, na 58ª colocação, com 394 pontos e a 11ª atleta das Américas.

3 comentários:

Léo disse...

Show de bola, Roberta...
Sou seu fã!!!
Vai lá garota!

Raquel disse...

Estou emocionada, Roberta! Orgulhosa de você, nossa número um.
Tive o privilégio de acompanhar cada passo da sua preparação. Aprendi muito com sua determinação e disciplina, com seu sucesso e também algumas frustrações. Admiro sua tranquilidade e seriedade.
Parabéns, Roberta.
E a caminhada continua...
Sucesso!
Raquel

Fidel F. Sanchez (Muchacho) disse...

Parabéns Roberta, realmente pelo vídeo que vi parecia ser muito difícil.