5 de jul. de 2010

Vitória de Roberta Stopa na Copa Santa Catarina de Mountain Bike 2010

A ciclista Roberta Stopa, liderou a competição e sagrou-se campeã da Copa Santa Catarina de Mountain Bike Cross-Country, realizada neste último domingo, 4 de julho, em Balneário Camburiú/SC.
Roberta garantiu o título da Copa, assumiu a liderança nacional e conquistou mais 4 posições para o Brasil no ranking das nações.

Um circuito cheio de especulações, afinal, será o cenário do Campeonato Mundial Master de Mountain Bike no mês de setembro deste ano. Roberta Stopa comenta as três voltas no circuito de 5,3 km.

“Largamos no asfalto e subimos uma estrada com cascalhos soltos. A primeira descida tem muita erosão. Retornamos ao asfalto e em seguida entramos na segunda subida, que por sinal é bastante longa. Ao descer, nos deparamos com a primeira trilha bem técnica já dentro da mata. Tem de tudo um pouco, inclusive raízes e o terreno é offcamber. No final tem um drop bem íngrime que desemboca no asfalto de novo.
A terceira e última subida é a trilha mais larga. A descida já sinaliza a chegada, porém, é necessário concentração, porque tem valas e buracos. Circuitinho misto, conclui a campeã”.

Uma dica para os competidores: “treinar subidas longas! Pude perceber que a exigência será de técnica e força. A técnica pra ser utilizada em duas das 3 descidas que é trilha dentro da mata e a força para o resto todo”, comenta Stopa divertindo-se.

Indagada sobre a dedicação ao ofício de atleta em tempo integral, Roberta Stopa demonstra-se consciente e otimista.

“Das dificuldades farei degraus. O momento é discernir a necessidade da obrigatoriedade, preciso me atentar para a maturidade profissional”, comenta.

“Tive motivos físicos para não competir neste final de semana. Foram dias atípicos. Não treinei o necessário devido a uma forte gripe, mas não poderia perder a oportunidade de conquistar preciosos pontos para o país. São raríssimas as provas realizadas aqui dentro e que somam esses pontos. Seria muito incoerente não comparecer em uma prova no Brasil que pontua o próprio país no ranking da União Ciclística Internacional (UCI)”, explica Roberta.

“Burocraticamente, apresento toda minha logística para a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e demonstro a necessidade de apoio, com objetivo de pontuar o Mountain Bike Cross Country. Me coloquei a disposição da CBC para competir nos quatro cantos do mundo. Faltar a esta competição seria imperdoável.
Meu trabalho é treinar, alinhar, competir e dar o melhor nas provas válidas para ranking UCI, elevar cada vez mais a posição do Brasil e me colocar entre as melhores atletas do mundo. Tenho toda consciência das renúncias da minha vida pessoal, assino em baixo com reforço na determinação e vou até o final”, desabafou a atleta.

“Dedico-me ao esporte de corpo e alma, e hoje confesso que utilizei muito mais a alma do que o corpo, diverte-se em uma sonora gargalhada.

A prova foi a segunda do país a contar pontos para a classificação do Brasil nas Olimpíadas em Londres 2012 na categoria Mountain Bike e a atleta Roberta Stopa assume a liderança Brasileira nesse ciclo Olímpico.

Stopa compete com os patrocínios e apoios da: Specialized / BR Esportes / MOB / SRAM / Xpedo / Calypso / Thule / Park Tool / Cateye /Defeet / Las Casas / GU / Bagal Bike / VO2Max / Titantech / Granbery / Francisco Magaldi / Wizard / IBSM / In Forma.

Mais informações sobre a bicicleta Specialized ERA FSR S-Works utilizada por Roberta Stopa em: www.specialized.com.br

Campeões na categoria elite feminina e masculina respectivamente:
Roberta Stopa e Rubens Donizette

Texto: Maria Elisa Duarte
Foto: Marcos Lorez
Personal Web: Ananda Guevara

Nenhum comentário: