23 de mar. de 2010

Roberta Stopa encara desafio internacional

Ciclista brasileira está na Colômbia, onde participa dos Jogos Sul Americanos

O calendário de provas de Roberta Stopa em 2010 está apenas começando, e em sua segunda prova no ano o desafio é internacional. No dia 23, a atleta disputa os Jogos Sul Americanos, em Medellín (Colômbia).

Stopa já está no país sede dos Jogos, com a Delegação Brasileira de Mountain Bike. Para ela, a oportunidade é única. "Será minha primeira participação em Jogos Sul Americanos. Estarei analisando o nível das adversárias, afinal, provavelmente vamos alinhar novamente juntas no Pan-americano em abril, quero explorar o melhor desse momento”, explica.

Também ressalta sobre a participação em uma competição desse porte. “Tenho certeza que essa oportunidade de partir para o circuito internacional vai enriquecer muito minha performance, estarei sempre competindo com as melhores atletas, a tendência do meu nível é só aumentar, é pra isso que estamos trabalhando" afirma.

A atleta compete na manhã do dia 23 de março às 11h (horário de Brasília), na prova de Cross-Country, em um percurso de 35km. Serão sete voltas no circuito de 5km, e três países em especial vão exigir atenção redobrada de Stopa na pista. “As ciclista colombianas, chilenas e argentinas serão minhas principais adversárias”, comenta.

Sobre o circuito, a atleta dá a sua impressão. “Fiz reconhecimento da pista e posso caracterizá-la como ‘muito técnica’. É um circuito que vai exigir trocas de marchas o tempo todo, força e concentração nas subidas que estão curtas e íngremes. Já as decidas estão deliciosas. Tenho certeza que minha bike (Specialized FSR Full Carbon) vai responder bem à pilotagem”, comenta.

Com o apoio dos seus parceiros (Specialized, MOB, BR Esportes, Sram, In Forma, Thule, Defeet, GU, Titantech, Cateye, Park Tool, Granbery, Las Casas, Magaldi, VO2MAX, Bagal Bikes, Wizard), Stopa espera brilhar no exterior, contando com toda a torcida brasileira para trazer uma medalha na bagagem.

Os Jogos Sul Americanos

O Brasil terá um número recorde de atletas nos Jogos, 562 competidores. Os Jogos Sul Americanos de Medellín 2010, que acontecem entre os dias 17 e 30 de março, representam uma importante etapa da preparação brasileira visando aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011, no México, e às Olimpíadas de Londres, em 2012.

Texto: Renato Costa
Foto/Fonte: Roberta Stopa

Nenhum comentário: