23 de jul. de 2009

Roberta Stopa é Vice-Campeã Brasileira do Cross-Country 2009

Roberta Stopa utilizou técnica e velocidade na luta pelo Campeonato Brasileiro de Mountain Bike 2009. "Não alcancei o título, mas me sinto vitoriosa."

Resende, no lado fluminense da região das Agulhas Negras, reuniu no último domingo (19 de julho) atletas renomados do mountain bike nacional. Mais de 400 inscritos compareceram à prova, fazendo uma disputa de alto nível, numa pista bastante característica de um cross-country clássico.

O tempo de 1:46:54,132 foi marcante na carreira da atleta Roberta Stopa, que arrepiou o público. Afinal, Stopa manteve a liderança em parte da prova, caiu para a quarta colocação e levou a bandeirada final em segundo lugar. Ela comenta sobre a prova e se diz vitoriosa, diante dos problemas que enfrentou durante a disputa.

"Enfrentamos um circuito seletivo, exigente de performance e técnica. Após a largada o pensamento era único: força para vencer! Subidas explosivas nas trilhas após o pasto aberto e retas com terreno esburacado. Dentro da mata existia a dificuldade de ultrapassagem, já que o lugar era estreito. Tanto as subidas quanto as decidas eram curtas, explorando técnica e muita concentração. A liderança durante a metade da prova me garantia a certeza de ter uma reserva para a última volta, onde a intenção seria atacar radicalmente, pois o tempo todo minha adversária estava visivelmente na minha roda. Confesso que, abrindo a terceira volta, uma euforia desmedida que provocou uma troca de marcha irregular. Dessa forma extrapolei os limites do meu equipamento, que pediu reforço...rsrsrsrsrs... eu realmente havia abusado. Na mesma euforia, porém dessa vez lamentando, joguei a bike pro lado, desci rapidamente e utilizei o conhecimento mecânico na tentativa do conserto. Demorei muito tempo, outras atletas da minha categoria passaram, e voltei à prova na quarta posição. Inclusive, agradeço o carinho dos meninos, que se ofereceram para me ajudar."

"Nós que estamos na pista sabemos que a ânsia de retornar e acreditar na busca é enorme. Voltei e esmaguei o pedal. Recebi um incentivo contagiante da galera do apoio que me passou o tempo: lembrando-me da necessidade de pontuar no ranking nacional, ela gritou com energia positiva. Alcancei novamente as meninas e ainda assim conquistei o vice."

"Em 2010 estarei alinhada novamente na busca desse título, que sempre almejei na minha carreira. Para esse segundo semestre temos muitas provas importantes e também o Brasileiro de Maratona, para onde vou com tudo, brigando pelo título de bi-campeã.”

“Não posso jamais deixar de agradecer a minha 'equipe'. Os bastidores da minha carreira. Os patrocinadores e os bons fluídos dos fãs desse esporte. Valeu, ano que vem tem mais. Foco no que tem por vir. Obrigada."

Roberta Stopa tem presença confirmada em Morungaba/SP no próximo final de semana, onde foi convocada para disputar o SHORT TRACK SÃO SILVANO.

Foto/Texto: Maria Elisa Duarte
Revisão: Humberto Guerra

Nenhum comentário: