29 de jul. de 2009

Roberta Stopa é campeã do Shimano Short Track 2009

Specialized Brasil conquista título inédito no mountain bike nacional

São Paulo, 27 de julho de 2009 - Após sagrar-se vice-campeã brasileira de cross country na semana passada , a mineira Roberta Stopa (Specialized/OCE/Proshock) conquistou o importante ttítulo do Shimano Short Track, neste domingo (26), em Morungaba (SP).

Para a ciclista natural de Juiz de Fora (MG), o "título foi inédito. Tenho que agradecer meus patrocinadores e futuros patrocinadores que virão depois desta conquista", disse Roberta Stopa com o sorriso estampado. "Eu tenho acompanhado as resoluções da UCI (União Internacional do Ciclismo) que pretende diminuir o tempo das corridas de MTB e esse evento tem esse formato diferenciado", comentou.

Pela primeira vez, a categoria Elite Feminino foi inserida neste formato de competição dinâmica - short track - (cross country curto), anteriormente, exclusiva para os homens. O pelotão foi formado por 10 meninas de muita garra e atitude, pois o circuito de "apenas" 900 metros realmente testou as habilidades das competidoras devido a lama que aumentou a emoção das disputas.

Na Super Final das mulheres, Roberta Stopa e Érika Gramiscelli mostraram porque são atualmente as melhores do país. As duas mineiras dominaram toda a prova, revezando-se na liderança, no entanto, a ciclista Érika sofreu uma penalização de 30 segundos por ter queimado a largada. Isto é, Érika venceu, mas não levou, pois a diferença entre as duas foi de apenas 3.888 segundos.

"Foi uma prova dura. Ela foi penalizada e eu fui favorecida. Amanhã pode ser diferente. Só tenho a agradecer. Foi um vice com gostinho de vitória", comentou Roberta Stopa que pedalou sua Specialized D4W (Design for Womens).

Na prova da Elite Masculino, a Specialized foi representada pelos ciclistas: Joseilton da Silva Gomes (Specialized/Elite Bikes), atual campeão do MTB 24 horas e José Alexandre Chola (Specialized/Pedal Power), atleta da categoria sub-23 que pela primeira vez enfrentou o pelotão profissional. Nas classificatórias, ambos pedalaram muito. Joseilton terminou em 3º lugar na primeira bateria e Alê Chola fez o 4º lugar na segunda bateria. Joseilton buscou sua vaga na final até o último minuto, num duelo emocionante com Robson Ferreira da Silva, atual campeão brasileiro de maratona, porém por pouco ele ficou de fora da final, em que classificavam apenas 9 e Joseilton ficou em 10º lugar. Na fase seguinte, Chola caiu na chave dos favoritos e usou toda sua habilidade e força para tentar a classificação para a final, porém acabou tomando uma volta do líder e terminou em 11º. Joseilton buscou sua vaga na final até o último minuto, num duelo emocionante com Robson Ferreira da Silva, atual campeão brasileiro de maratona, porém por pouco ele ficou de fora da final, em que classificavam apenas 9 e Joseilton ficou em 10º lugar.

"A experiência foi sensacional. A corrida foi show de bola. Só o fato de andar com os melhores ciclistas do país não tem experiência melhor. Infelizmente não consegui passar para a final, mas o aprendizado que fica foi sensacional. O evento está de parabéns. A lama atrapalhou um pouquinho, mas está valendo, foi muito legal", disse Alexandre Chola, de 21 anos. Chola utilizou uma configuração especial em sua Stumpjumper S-Works HT para enfrentar a lama: "Eu coloquei o pneu Medusa na dianteira para conseguir controlar bem a tração e um Specialized na traseira para subir bem, mas como a lama empelotava não deu pra descer tão forte assim", comentou o jovem ciclista que trabalha na Pedal Power (SP).

Acompanhe as novidades da Specialized Brasil pelo site (
http://www.specialized.com.br) ou pelo blog Proparts (http://blog.proparts.esp.br).

Resultados Elite Feminino
1 - Roberta Stopa (Equipe Specialized/Prochock/Oce) 27:48.439 (7 voltas)
2 - Erika Fernanda Gramiscelli(Equipe Circuit Racing/Atc/Ribeirão Preto) +20.445
3 - Aline Roberta Lombelo (Intertrilhas/All Fitness Academia) +3:05.510
4 - LaÌs Saes (Equipe Scott Contessa) +4:08.083
5 - Manuela Vilaseca (Equipe Merida/Cateye/TMP) +4:23.771
6 - Raquel Couto Rodrigues (Under My Wings) 1 Volta
7 - Gladiany de Cássia Resende (Equipe: Zyon/Tripp Aventura de MTB) 1 Volta +1:30.260
8 - Luiza Cerqueira (Total Bike) 1 Volta +2:31.402
9 - Adriana Barbosa Magalhães (Total Bike) 1 Volta +2:36.441
10 - Isabella Lacerda (Equipe Mais Aventura) 2 Voltas

Fonte: MBike Comunicação /
www.bikenamidia.com
Fotos: Maria Elisa Duarte

Nenhum comentário: