20 de abr. de 2011

Roberta Stopa sobe no pódio na Copa Internacional

Vitória no Short Track e 4º lugar no Cross Country

A cidade mineira de Araxá foi mais uma vez, o palco da abertura da Copa Internacional de Mountain Bike, a maior competição do cross country do país; que nesta edição recebeu mais de 950 atletas, quebrando o recorde de inscritos em relação a 2010.

A jornada de Roberta Stopa iniciou no sábado, com uma vitória espetacular no Shimano Short Track, que foi presenciada por mais 3 milhões de telespectadores ao ser transmitido ao vivo pela TV Integração (Filial da Rede Globo) em grande parte do estado de Minas.


“Larguei bem e entrei na trilha entre as três primeiras. Ao longo do percurso, mantive um giro de aquecimento e observei o ritmo delas. Assim que concluímos a primeira volta, esperei e executei um ataque, que logo em seguida, assumi a liderança e mantive até o final. Foi uma prova muito rápida e explosiva, que nem deu tempo de sentir a dor no meu joelho, apenas depois da competição.”

Roberta Stopa sofreu um acidente dias depois do seu retorno do Panamericano de MTB, tendo escoriações no joelho esquerdo, o que ocasionou uma quebra de ritmo de treinamento. Durante sua prova do Cross Country no domingo, a juizforana teve problemas na largada, mas logo conseguiu se encaixar no primeiro pelotão. Já na segunda volta, teve problemas mecânicos (corrente caiu do pedivela). Neste momento, ela pensou em fazer uma prova de recuperação, mas analisou a importância da conclusão da mesma e manteve um ritmo considerável, terminando na quarta colocação.

Com todas essas indiferenças e sofrendo muitas dores no joelho, Roberta mostrou sua técnica ao zerar 100% o descidão “Dona Beija”. Sem tirar o mérito das suas adversárias, Stopa reconheceu que estes problemas causaram grandes prejuízos para conquista dos seus pontos no ranking internacional.

“Parabenizo todas as atletas que disputaram esta prova em Araxá. Minha bike estava rendendo muito bem no circuito, mas hoje foi o dia delas. Estou consciente que poderia fazer uma brilhante prova, mas tenho que me contentar. Próximas provas estão por vir.”

O próximo compromisso de Roberta Stopa será no dia 22 de maio, com a 2ª etapa da Copa Brasil de MTB.

Resultados da Elite Feminina

1º - Noelia Rodriguez (Argentina)
2º - Érika Gramiscelli
3º - Elisa Garcia (Chile)
4º - Roberta Stopa
5º - Florencia Espineira (Chile)
6º - Julyana Machado
7º - Adriana Nascimento
8º - Raiza Goulão Henrique
9º - Luana Machado
10º - Aline Lombello

Nenhum comentário: