9 de set. de 2010

Roberta Stopa retorna do circuito internacional de MTB


A ciclista mineira Roberta Stopa somou 9 pontos no ranking internacional pela sua colocação na 59ª posição na Copa do Mundo de MTB Cross Country – Nova York (acesse a matéria completa) e em seguida, após ser envolvida em um “acidente” e quebrar a bike, não completou sua participação no Campeonato Mundial – Quebec.

“Satisfação, felicidade e gostinho de quero mais”, afirma Roberta. 

“Ficar lado a lado pra competir com as melhores atletas do mundo é sempre uma experiência maravilhosa. Infelizmente o mundial acabou mais cedo do que eu esperava, restava soltar a força nos gritos para os amigos”, relata Stopa. 

“O circuito de 5km estava muito técnico. Logo no começo da prova, depois do start loop, a gente entrou numa parte de trilha onde o pelotão estava compacto, não tinha como pedalar. Tivemos que descer da bicicleta e empurrar... as mulheres realmente são ‘brutas’, tanto no pedal quanto no empurra bike. Nessa confusão de tentar posições, tomei umas pancadas na bike e quando deu pra pedalar percebi algo errado: minha gancheira tinha quebrado”, lamenta a atleta impossibilitada de continuar a prova. 

Indagada sobre sua participação no campeonato Stopa encerra: “Valeu! Foi uma das maiores experiências da minha vida”. 

A atleta se mantém líder do ranking brasileiro de mountain bike Acesse o ranking nacional.

No ranking internacional das nações para a classificação olímpica, o Brasil ocupa a 30ª colocação na categoria elite feminina. Ainda é necessário alcançar mais 12 posições tendo em mente o regulamento da UCI que confere a vaga olimpíca para os 18 primeiros países. Acesso o ranking das nações.

Roberta Stopa lançou-se nesse desafio e para concretizar tamanha realização conta com o patrocínio da Specialized , co-patrocínio da BR Esportes / MOB / Sram / Ecoplas e ainda com apoio da Xpedo / Calypso / Thule / Park Tool / Cateye / Las Casas / GU / Bagal Bikes / Vo2max / Titantech / Granbery / Francisco Magaldi / Wizard / IBSM / Prefeitura de Juiz de Fora 

A empresa Ecoplas uniu-se aos parceiros da temporada junto ao apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e Wadson Ribeiro e se tornaram fundamentais para a realização deste projeto. 

A MOB, Thule, GU, Defeet, Park Tool, Cateye e BR Esportes, enriqueceram a parceria proporcionando a concretização do planejamento. 

A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) disponibilizou apoio técnico e inscrições. 

“Gostaria de estender o agradecimento ao Ramires (técnico da seleção brasileira). Em todos os momentos que estivemos juntos senti-me amparada e orientada. Foi um suporte técnico, emocional, psicológico e amigável”. 

Roberta Stopa desembarcou no Brasil no dia 07 de setembro e se prepara para competir a Copa Internacional Paraná em 19.09.2010 na cidade de Campo Largo. 


Texto/Fotos: Maria Elisa Duarte 
Personal Web: Ananda Guevara

Nenhum comentário: