12 de abr. de 2010

Roberta Stopa Pontua o Brasil no Ranking Internacional de MTB

O XIV Campeonato Pan-americano de MTB, na Guatemala, recebeu neste domingo os melhores bikers do Brasil, somando a mais 13 países um total de aproximadamente 400 atletas.

Roberta Stopa cruzou a linha de chegada na 14ª posição, após 5 voltas no circuito de 7,3km. "Minha satisfação se completa principalmente porque pontuamos o Brasil no ranking das nações, e vou continuar brigando pelo país em busca da vaga olímpica", comenta Stopa.

Sobre a prova:

"Largamos pontualmente às 8h. Fui chamada para alinhar na segunda fila, logo atrás das americanas e canadenses. Larguei bem, entre as 10 primeiras, no pelotão de frente das americanas, canadenses, colombianas e mexicanas. Logo na primeira volta elas escaparam e fiquei num pelotão mais atrás, com uma mexicana (Carla Salgado), uma argentina (Noelia), uma chilena (Elsa Garcia) e outra brasileira (Erika Gramiscelli). Andei a primeira e segunda volta nesse pelotão estudando a melhor estratégia. Abri a terceira volta, estava me sentindo bem fisicamente e resolvi apertar o ritmo, ultrapassei a brasileira, a chilena e a argentina, e fui em busca da mexicana, que estava um pouco mais a frente. Na quarta volta as duas atletas encostaram em mim e andamos juntas, mas na quinta e última volta perdi contato com elas, por conta de muitas dores na lombar. Fiquei feliz pelo meu desempenho e vejo que minha performance está crescendo gradativamente", comenta a atleta, otimista na temporada.

Sorteio Anti-dopping:

"Cercaram-me assim que cheguei, para o exame anti-doping, e em seguida fui levada ao Ludwik Johannsson (comissário responsável pelo exame). Nesse momento me senti super privilegiada, é o segundo exame anti-doping a que me submeto em Pan-americano, e é por meio desse comprometimento com esporte que vamos filtrar os atletas de verdade. Me expor a esse exame é a melhor forma que tenho de demonstrar a transparência do meu trabalho. Todos os eventos poderiam seguir o exemplo dessa organização e aplicar o teste em todas as provas. Por mais essa temporada, meus exames estarão à disposição de qualquer pessoa. Sou limpa e me orgulho disso", afirma Roberta.


"Agradeço aos meus parceiros: Patrocinador Oficial: SPECIALIZED * Co-patrocínio: MOB / BR ESPORTES / SRAM / IN FORMA * Apoio: THULE / DEFEET / GU / TITANTECH / CATEYE / PARK TOOL / GRANBERY / LAS CASAS / FRANCISCO MAGALDI / VO2MAX / BAGAL BIKES / CABARET VOLTAIRE / WIZARD / CALYPSO - XPEDO"

"Também à Confederação Brasileira de Ciclismo e ao apoio atencioso do técnico Eduardo Ramires, que em dupla função (técnico e competidor), também se destacou como atleta nacional, nos prestigiando com a medalha de ouro (categoria Master B2)."

"Felicitaciones aos amigos competidores: Shermam Paiva e Henrique Avancini na categoria sub 23, ouro e prata respectivamente; Ricardo Machado na Master B2 com o bronze; Jusmar Correa na Master C1 levou a prata; e Rubens Donizet (Rubinho) faturou o segundo lugar na Elite Masculina. A todos os amigos participantes do evento, mostramos que somos brasileiros e não desistimos nunca. Obrigada aos fãs e amantes do esporte pela torcida expressiva no site do evento, que transmitiu ao vivo a competição", finaliza a atleta.

Roberta Stopa retorna ao Brasil em 12/04, e segue a temporada 2010, dando continuidade aos treinos com foco integral na representação brasileira em campeonatos nacionais e internacionais, que contem pontos para o Brasil, elevando o país nas posições no ranking mundial.

Texto: Maria Elisa Duarte
Revisão: Humberto Guerra
Foto: Carol Rombauer

Nenhum comentário: