20 de jul. de 2012

Roberta Stopa é Campeã Brasileira de MTB 2012


Atleta conquista seu primeiro título nacional no XCO

A prova mais importante do Mountain Bike brasileiro conheceu os seus campeões de 2012 no último domingo (15/07), em Salvador-BA. A competição aconteceu em um circuito de 4,5km, montado especialmente para o evento. O traçado foi considerado bastante técnico, contando com várias subidas e descidas com raízes, além de muita lama, ocasionada pelas chuvas que caíram durante a semana e no dia da prova.

Roberta Stopa conquistou o seu primeiro título nacional no Cross Country-XCO após superar suas adversárias em uma prova difícil e estratégica. Tudo começou na escolha certa dos pneus para tal condição.

Assim que foi dada a largada, Roberta assumiu a ponta e entrou na trilha em primeiro. Ainda na primeira volta, chegou a estar na terceira colocação. Com muita cautela, Roberta retomou a liderança rumo ao título. Cadenciando forte nos momentos das pedaladas e exercendo força ao empurrar a bike nos trechos difíceis de subida, Stopa distanciava cada vez mais das suas adversárias. E foi assim ao longo das voltas até cruzar a linha de chegada.

Quem vem acompanhando a história da atleta, sabe muito bem o que ela passou:

"Passei por uma fase conturbada na minha carreira no primeiro semestre deste ano, após alguns resultados negativos e dois abandonos nas competições. Tive que aprender a lidar com resultados inéditos nos exames de saúde e, graças a Deus, consegui dar conta e a volta por cima de toda essa turbulência. Foquei nos treinos e mantive a calma para conquistar o título mais esperado por todos atletas na temporada: CAMPEÃ BRASILEIRA DE XCO 2012.”

Roberta Stopa relatou um pouco da história da conquista do título:

“Cheguei em Salvador-BA na terça-feira (10/07) em família e fiquei hospedada entre amigos, onde me senti em casa e bem descontraída, o que me ajudou muito para domingo. Chegada a hora, mantive a concentração e prática dos meus treinos. Fiz uma ótima largada entrando na trilha na frente, o que fez muita diferença nas condições da pista: escorregadia e muita lama. Fui feliz na escolha dos pneus Continental Cross-Country 1.5, pedalei em lugares em que muitos não pedalavam e, com isso, empurrei menos, poupando pernas e equipamentos.”

“Agradeço a todos que fizeram parte dessa conquista, empresas que acreditam e investem no meu trabalho, minha família, amigos que fazem parte dos meus treinos e os que não fazem também, ao meu mecânico Kaffu (Bagal Bikes) e em especial ao meu treinador, Cadu Polazzo, por acreditar e me fazer acreditar que seria possível essa conquista."

Mesmo com apenas um título nacional, Roberta Stopa entra na história do mountain bike brasileiro a ser a única atleta a conquistar três títulos em modalidades diferentes:

  • 1999 - Campeã Brasileira de Downhill
  • 2006 - Campeã Brasileira de Maratona
  • 2012 - Campeã Brasileira de XCO
Roberta Stopa se prepara agora para a última etapa da CIMTB que será realizada na cidade de Congonhas-MG no dia 19 de agosto.

Classificação Elite feminino – Brasileiro de XCO 2012

1º Roberta Stopa (DaMatta / MOB / ASHIMA / X-Fusion) - 1h39min37
2º Raiza Goulão (ASW / RC Bikes) +2min36s
3º Isabella Moreira (Tripp / Specialized / Sunbelt) +3min07
4º Erika Gramiscelli (Circuit / Pindamonhangaba / Funvic) +8min11s
5º Leticia Cândido (Tripp / Specialized / Lanchonete da Clôa) +10min08s

Patrocinadores: Damatta / MOB / Ashima / X-Fusion
Co-patrocínio: Specialized / BR Esportes / SRAM
Apoio: Thule / GU / X-Pedo / Francisco Magaldi / PSY Fitness / Cabaret Voltaire / Las Casas / IBSM / Studio Way3 / Spiuk / Fisi´k / Continental / Pedal.com.br / Genuine Innovations

Um comentário:

Fred disse...

Parabéns, é uma atleta completa.